A Água e o Mar para Mim” cresce e afirma-se como um projeto de referência na união entre arte, sustentabilidade e valorização humana | Águas do Algarve
Promovemos a universalidade, a continuidade e a qualidade dos serviços de águas, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a proteção dos valores ambientais

A Água e o Mar para Mim” cresce e afirma-se como um projeto de referência na união entre arte, sustentabilidade e valorização humana

A Águas do Algarve realizou, no passado dia 31 de março, no Auditório da Fundação Pedro Ruivo, em Faro, a cerimónia de entrega de prémios e abertura da exposição da 4.ª edição do projeto “A Água e o Mar para Mim”, reunindo cerca de 300 participantes de toda a região algarvia.

Esta edição ficou marcada como a maior de sempre, com 44 candidaturas e 55 projetos apresentados, refletindo o crescimento consistente da iniciativa e o envolvimento crescente das instituições que, ano após ano, abraçam este desafio com criatividade, dedicação e emoção.

Mais do que um concurso, “A Água e o Mar para Mim” é um projeto que nasce de um propósito claro: dar voz, espaço e visibilidade a pessoas que, tantas vezes, permanecem à margem das grandes narrativas sociais. Dirigido a instituições que trabalham com pessoas idosas e pessoas com deficiência, este projeto assume-se como uma plataforma de expressão, valorização e reconhecimento.

Num contexto social cada vez mais exigente, torna-se urgente reforçar o olhar sobre estes públicos, promovendo a sua participação ativa na sociedade, reconhecendo o seu valor, a sua capacidade criativa e o seu contributo para causas coletivas. Este projeto responde a essa necessidade, criando oportunidades reais de envolvimento, partilha e afirmação.

Através da transformação de um objeto simples — o chapéu de chuva — em obras de arte, os participantes são convidados a refletir sobre a importância da água e do mar, num território particularmente sensível aos desafios da escassez hídrica e das alterações climáticas, como é o Algarve.

O resultado são peças únicas, carregadas de significado, emoção e identidade, que vão muito além da dimensão estética. Cada obra é uma mensagem, um testemunho e um apelo à consciência ambiental.

 

Reconhecimento e mérito

Durante a cerimónia, foram atribuídos cinco primeiros prémios, com a oferta de um aquário — símbolo do cuidado com os ecossistemas aquáticos — às seguintes instituições:

 

  • Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais – CACI (Faro) | “Um mar de sensações”
  • Associação Em Contato – Projeto Lado a Lado (Tavira) | “Tavira e os seus encantos”
  • Associação Existir (Loulé) | “Água é Vida”
  • Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão (Barranco do Velho) | “Árvore da Vida”
  • Lar e Centro de Dia de Alcoutim (Alcoutim) | “Memórias do Guadiana”

 

 

Foram ainda atribuídas 12 menções honrosas, reconhecendo o elevado nível de qualidade, criatividade e envolvimento das restantes instituições participantes.

 

Um projeto com impacto que vai além do momento

 

“A Água e o Mar para Mim” afirma-se hoje como um projeto de forte impacto social e ambiental, que alia comunicação, educação e responsabilidade social de forma inovadora e profundamente humana.

A exposição com os trabalhos da 4.ª edição estará agora patente ao público, integrando posteriormente um circuito itinerante por vários municípios do Algarve, levando esta mensagem mais longe e sensibilizando diferentes públicos para a importância da preservação da água e dos oceanos.

Em 2025, o projeto foi distinguido a nível nacional com o 1.º prémio na categoria de Responsabilidade Social e Ambiental, nos Prémios Essência do Ambiente, reforçando o seu reconhecimento enquanto iniciativa de referência.

 

Para a Águas do Algarve, este projeto representa muito mais do que uma ação de sensibilização:

é um compromisso com as pessoas, com o território e com o futuro.

 

Porque, no final, a água pode ser a nossa missão — mas são as pessoas que lhe dão verdadeiro sentido.

Poderão aceder a todos os trabalhos AQUI!

A água e o Mar para Mim
A água e o Mar para Mim
A água e o Mar para Mim
A água e o Mar para Mim
A água e o Mar para Mim
A água e o Mar para Mim
A água e o Mar para Mim
A água e o Mar para Mim
A água e o Mar para Mim
A água e o Mar para Mim
A água e o Mar para Mim
A água e o Mar para Mim
A água e o Mar para Mim
A água e o Mar para Mim
A água e o Mar para Mim
A água e o Mar para Mim
A água e o Mar para Mim
A água e o Mar para Mim